domingo, 22 de abril de 2012

Vamos falar sobre dentição??





  Queria citar esse assunto aqui , pois meu gatinho esta cada dia mais irritado com os dentinhos que não nascem , sinto a dor dele , de tanto que ele resmunga , chora , ee morde a mãozinha !
Sei que todas as crianças passam por isso , então resolvi postar aqui algumas dicas para amenizar os sintomas , tratamento e curiosidades sobre esse assunto !

O nascimento, ou a erupção, dos dentinhos é um dos momentos mais especiais na vida do bebê (e da mamãe também!). Mas não é algo tão confortável para os pequenos, pois nesta época acontecem muitas mudanças comportamentais e psicológicas que as mães devem ficar atentas.
- O surgimento da primeira dentição costuma se dar porvolta do 6° mes  e se completa aproximadamente até os 30 meses. Em alguns casos , o primeiro dente pode surgir aos 
3 meses e em outros casos  a
 o se completar 1 ano . É MUITO RELATIVO .
A partir  do surgimento  do primeiro dente , conta-se em média , o nascimento  de um novo dente a cada mês.


~> Sintomas  : 
- Salivação aumentada ;
- Mãos levadas à boca com bastante freqüência ;
-Perda de apetite  devido á dor que a sucção pode causar );
-Irritabilidade (devido a dor );
-Coceira na gengiva ;
-Gengivas inchadas, avermelhadas ;
-Dificuldade em dormir ;
-Febre baixa ;


~> Medidas para aliviar os sintomas :
-Massageie a gengiva do bebê  usando o dedo indicador (devidamente limpo , ou com uma fralda );
-Oferecer ao bebê mordedores de borracha ou mordedores que possue um tipo de gel dentro ( o segundo tipo, pode ser previamente resfriado na geladeira mesmo e depois oferecido á criança ) Coisas geladas aliviam a dor ;
-Dar água gelada para o bebê , numa mamadeira que tenha sido resfriada na geladeira. O bico vai estar gelado , vais servir para aliviar a dor ;
-Muito carinho. Nessa fase é muito importante fazer com o que o bebê se sinta seguro.Transmitir a ele , sua irritação, ao passar uma noite mal dormida em função do incomodo causado pelo surgimento dos dentes , por exemplo, só vai agravar mais a situação.
ATENÇÃO : Febre alta e diarréia NÃO são sintomas causados propriamente pelo surgimento  dos dentes . E sim , indicam doença. O que ocorre é que o estresse fiísico dessa fase , acaba deixando o bebê mais vulnerável ao sintomas , busque orientação médica.

-Distrair o bebê também ajuda, ofereça brinquedos novos, brinquedos sonoros ou até mesmo passeios pelo jardim.
-O bebê precisa dormir bem e descansar bem para não ficar enjoado e sonolento.
-As pomadas e os géis anestésicos a base de compostos naturais ajudam a acalmar a gengiva e a dor. É importante limpar a gengiva do bebê, pois alguns géis e pomadas contêm açúcar.
-O paracetamol só deve ser administrado com consentimento médico. Jamais administre medicamentos por conta própria. Caso o bebê estiver com febre e com muita dor é indicado uma gotinha por quilo do bebê


 ~> Problemas que podem causar   e o que fazer :
 Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também colocar a criança na cama com uma mamadeira de água em vez de leite ou suco.
• Chupar o dedo: O termo geral para os vários hábitos infantis de sucção oral é “sucção não nutritiva”, que significa tanto chupar dedo quanto chupeta. A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança e que pelo menos nos primeiros anos de vida (até mais ou menos os quatro anos) devem ser ignorados. Ao mesmo tempo, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista sobre os hábitos de sucção de seu filho.
• Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.
Crianças pequenas:
• Dificuldade em criar uma rotina de higiene bucal: Procure envolver a família toda e dê o exemplo. Escove seus dentes ao mesmo tempo todo dia para criar bons hábitos na criança.
• Mancha de antibióticos: Converse com o pediatra antes de dar qualquer medicação à criança.

• Medo de dentista: Durante o exame, a criança pode ficar sentada no colo dos pais mais se sentir mais segura. 


Bom meninas é isso , queria compartilhar com vocês esse assunto que esta me deixando looouca , pra variar  foi uma luta para eu conseguir postar  aqui .. o Felipe não parava no carrinho por nada , fez birra , caras e bocas , foi um chororô  só .......parte do que escrevi foi com ele no meu colo , haha' maais consegui finalmente terminar ! haha'

2 comentários:

  1. Muito legal seu BLOG, sou nova no ramo de Blog mas estou tentando deixar meu blog ajeitadinho...rsrs conto nele o drama que passei na maternidade!!! Quem quiser conhecer e dar uma força... http://laurarandrade.blogspot.com.br/p/nascimento.html

    Quem me seguir eu sigo tbm!!! abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seguir meu blog :D
    Estou seguindo o seu cantinho !
    Bjinhos

    ResponderExcluir